
Avaliação Audiológica Infantil: avaliação comportamental e audiometria condicionada
Existem diferentes técnicas para avaliar a audição da criança. Aqui na Rede Audio adaptamos a melhor técnica para a idade de cada criança e assim concluímos como encontra-se a audição dela. A Avaliação Audiológica é a observação das respostas comportamentais do bebê e da crianca, em determinada situação em reação a um estímulo sonoro. O exame é indolor, com uso de estímulos visuais ou brinquedos para condicionar o pequeno paciente.
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Audiometria Tonal Limiar
É um exame de rotina realizado para avaliar a audição de adolescentes, adultos e idosos através da obtenção dos limiares auditivos tonais e vocais.
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Audiometria Vocal (Logoaudiometria)
Testes de discriminação de fala avaliam a capacidade de ouvir e de entender a fala. Uma série de palavras são apresentadas em diferentes graus de intensidade. Isso testa o limiar de reconhecimento de fala, o menor nível em que você pode reconhecer metade das palavras corretamente. Um segundo grupo de palavras é apresentada em um nível confortável à audição. Este teste de reconhecimento de palavra determina sua capacidade de compreender uma única sílaba apresentada em um nível alto o suficiente para que o paciente consiga escutar.
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Acufenometria
Este exame é indicado para investigar as repercussões do zumbido na vida do paciente. A avaliação é realizada através de questionamentos e apresentação de estímulos sonoros com o intuito de determinar a frequência (tipo de som grave ou agudo) e a intensidade (volume) do zumbido, assim como os valores de desconforto ao som. Esta avaliação auxilia na determinação do melhor método para o tratamento do zumbido.
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Medidas de Imitância Acústica
Testes de discriminação de fala avaliam a capacidade de ouvir e de entender a fala. Uma série de palavras são apresentadas em diferentes graus de intensidade. Isso testa o limiar de reconhecimento de fala, o menor nível em que você pode reconhecer metade das palavras corretamente. Um segundo grupo de palavras é apresentada em um nível confortável à audição. Este teste de reconhecimento de palavra determina sua capacidade de compreender uma única sílaba apresentada em um nível alto o suficiente para que o paciente consiga escutar.
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Emissões Otoacustica Evocada
É o exame realizado para avaliar o funcionamento da cóclea (Células ciliadas externas) em todas as idades.
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Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha)
A triagem auditiva deve ser realizada em todos os recém-nascidos com o objetivo de detectar precocemente a deficiência auditiva. Os exames indicados na triagem auditiva são: emissões otoacústicas transientes (Indicado para todos os recém-nascidos) e/ou PEATE (BERA) automático (Indicado para todos os recém-nascidos que apresentam Indicador de Risco para Deficiência Auditiva (IRDA), além de todos aqueles que não passarem nas emissões otoacústicas.
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Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE / BERA)
É o exame realizado para avaliar a integridade das vias auditivas, além da pesquisa do limiar eletrofisiológico em todas as idades. Realizado por via aérea e por via óssea.
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Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (Peate / Bera) por FREQUÊNCIA ESPECÍFICA
O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefalico por Frequência Específica) PEATE-FE é o atual método recomendado para obter essa informação para neonatos, lactentes e crianças que não cooperaram durante a avaliação comportamental previamente ao processo de adaptação das próteses auditivas. É um e ame capaz de predizer os níveis mínimos de resposta auditiva em sujeitos com audição normal, ou com diferentes tipos e graus de perdas auditivas. Sem esse exame para crianças que não consegue realizar a audiometria, não se deve adaptar aparelhos auditivos
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Avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC)
É o exame realizado para avaliar as habilidades auditivas do processamento auditivo, que permitem o entendimento, análise e interpretação do som escutado. Após a avaliação, o paciente que apresentar alteração deverá ser encaminhado para o treinamento auditivo.
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Vectoeletronistagmografia
São testes que avaliam as condições do sistema vestibular. Este exame é indicado para pacientes que apresentam sintomas de tontura, zumbido, desequilíbrio, perda auditiva neurossensorial, desvio de marcha, quedas e enjoos sem causa aparente.
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Teste de percepção de fala no silêncio e no ruído
A investigação da percepção da fala tornou-se assunto bastante discutido no decorrer dos tempos e a necessidade da utilização de testes que simulem uma situação real de escuta para os usuários de aparelhos auditivos torna-se fundamental para avaliar as dificuldades enfrentadas pelos pacientes.
A análise dos limiares de percepção de fala, quando testados com ruído competidor refletem verdadeiramente as habilidades de reconhecimento com as próteses na orelha e sem as próteses auditivas na orelha, por simularem uma situação de escuta do dia-a-dia.
Com esse exame conseguimos quantificar o ganho funcional das próteses auditivas para os pacientes, familiares e médicos otorrinolaringologistas.
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Mapeamento de fala
O Mapeamento de Fala nada mais é que o exame que registra por frequência da fala sendo possível observar se a fala está ou não sendo amplificada em todas as frequências para o paciente e, de acordo com a sua perda de audição.
Se este “mapa” mostrar que a fala não está sendo amplificada adequadamente, então o fonoaudiólogo responsável deverá fazer os ajustes necessários nas frequências que necessitam de mais ganho para tornar a fala audível, o que torna os ajustes muito mais precisos.
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Treinamento Auditivo
Após a realização dos testes do processamento, o treinamento auditivo será indicado quando necessário, tendo enfoque nas principais dificuldades apresentadas nas habilidades testadas. As sessões são realizadas semanalmente, sendo necessárias duas sessões de avaliação sendo uma pré e outra pós treinamento, para que seja avaliado o desempenho antes e depois do treinamento.
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