Treinamento auditivo: melhore sua capacidade auditiva com atividades
No dia a dia da clínica é comum atendermos pacientes que, mesmo com uma boa adaptação dos aparelhos auditivos, continuam com algumas queixas: dificuldade de compreensão de fala em ambientes ruidosos e localização sonora, falta de atenção e isolamento social.
Em busca da melhora dessas queixas, muitos estudos falam da eficácia do treinamento auditivo para melhora das habilidades auditivas dos pacientes.
O sucesso do treinamento auditivo está diretamente relacionado à plasticidade cerebral; o cérebro pode ser alterado por estimulação acústica ou pela falta dela! Dessa forma, o treinamento auditivo pode melhorar habilidades auditivas e, assim, consequentemente, trazer melhora ao desempenho auditivo do paciente. Existem vários estudos que comprovam a mudança nas respostas neurais, até mesmo em idosos quando expostos à estimulação auditiva de forma intencional.
As tarefas realizadas durante o treinamento auditivo sempre serão realizadas gerando desafio e repetição. A medida que o paciente melhora o desempenho, a tarefa fica mais difícil, como se fosse um jogo… se ele acerta, muda de fase, se não, volta à fase anterior!
Atualmente temos alguns softwares interativos e muito interessantes para treinamento que trabalham as habilidades auditivas e consequentemente melhoram o entendimento de fala de pacientes que usam aparelhos.
Cada paciente após uma avaliação das habilidades auditivas alteradas terá um programa de treinamento personalizado – com uso de softwares e atividades de escuta – e que geralmente são realizadas em 10 sessões. Algumas atividades serão feitas em casa, primordiais para a eficácia do tratamento.
Claro que cada caso é um caso, mas com tantas possibilidades que temos atualmente para melhora do desempenho auditivo, não podemos nos contentar com algumas queixas que provavelmente possam ser otimizadas com o treinamento auditivo.